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Retenção de clientes de negócios SaaS - Estratégias para aumentar receitas



A retenção de clientes de negócios SaaS é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas que oferecem serviços de software como serviço (SaaS) e é crítica para o sucesso a longo prazo de uma deste tipo, já que clientes satisfeitos são mais propensos a continuar usando o serviço e a recomendar o serviço a outras pessoas.


Segundo estudo realizado pela ChartMogul, mais da metade dos negócios de SaaS teve menor retenção em 2022 em comparação com 2021.


Um ambiente macroeconômico desafiador fez com que os assinantes reavaliassem e cortassem seus gastos com SaaS.


Isso contrasta fortemente com 2021, que viu quase 70% das empresas com uma taxa de retenção mais alta em 2021 em comparação com 2020.



Taxa de retenção ideal


O benchmark para uma boa taxa de retenção líquida varia, mas geralmente uma taxa acima de 100% é considerada um bom indicador de retenção.


Isso significa que a empresa está expandindo sua receita gerada pelos clientes existentes ao longo do tempo.


Segundo a TechCrunch, ao fazer benchmarking, sempre tenha em mente o estágio do seu negócio.


As empresas com Annual Recurring Revenue (ARR), ou receita recorrente anual em português, na faixa de US$ 1 milhão a US$ 3 milhões têm uma taxa de retenção líquida no quartil superior de 94%.


Aqueles no segmento de ARR de US$ 3 milhões a US$ 15 milhões têm uma taxa de retenção líquida de 99%.


Negócios em escala com ARR na faixa de US$ 15 milhões a US$ 30 milhões têm uma taxa de retenção líquida de mais de 105%.




Métricas gerais de retenção


No entanto, se você está interessado em entender como está a retenção dos seus clientes aqui estão algumas métricas gerais de retenção básicas que você deve acompanhar:


1) Taxa de Churn Mensal

A taxa de churn mensal refere-se à porcentagem de clientes que cancelam o serviço SaaS em um determinado mês.


Uma taxa de churn mensal de 5% é considerada saudável para a maioria das empresas SaaS.


2) Tempo de Vida do Cliente (CLTV)

O CLTV é uma métrica que calcula o valor que um cliente trará para a empresa durante todo o seu tempo de vida.


Quanto maior o CLTV, melhor para a empresa SaaS. Um CLTV de pelo menos três vezes o custo de aquisição do cliente (CAC) é considerado saudável.



3) Taxa de Retenção

A taxa de retenção refere-se à porcentagem de clientes que permanecem na base de clientes do SaaS após um determinado período.


Por exemplo, se um SaaS tem 100 clientes no início do ano e 80 clientes no final do ano, sua taxa de retenção é de 80%.


4) Tempo de Retenção

O tempo de retenção refere-se ao período de tempo que um cliente permanece como cliente da empresa SaaS.


Quanto mais tempo um cliente permanecer na base de clientes, melhor para a empresa.


Um tempo de retenção médio de 12 meses é considerado saudável para a maioria das empresas SaaS.


Lembre-se de que essas métricas podem variar dependendo do setor e modelo de negócio, mas devem ajudar a avaliar a saúde geral do negócio SaaS.






Benefícios da retenção de clientes


A retenção de clientes deve ser uma prioridade de todo gestor pelas seguintes razões:


1- Redução de custos

É mais caro conquistar novos clientes do que manter os que já se tem.


2- Aumentao de Receita Clientes fiéis tendem a gastar mais dinheiro com a sua empresa ao longo do tempo. Eles também têm maior probabilidade de comprar novos produtos ou serviços que você possa oferecer.


3- Marketing boca a boca

Clientes satisfeitos são mais propensos a recomendar sua empresa para amigos e familiares, o que pode ajudar a aumentar sua base de clientes sem gastar muito em publicidade.


4- Feedback

Clientes fiéis são mais propensos a fornecer feedback valioso sobre seus produtos e serviços, o que pode ajudar a melhorar o seu negócio.


5- Competição

Manter seus clientes felizes pode impedir que eles mudem para a concorrência, o que é especialmente importante em mercados altamente competitivos.




Como melhorar a retenção de clientes


Foco, foco e foco no cliente.


Mas trago algumas estratégias que sua empresa SaaS pode implementar para melhorar a retenção:


1- Forneça um excelente suporte ao cliente

O suporte ao cliente é uma das chaves para a retenção de clientes.


As empresas SaaS devem fornecer um suporte proativo e de alta qualidade para resolver problemas e responder a perguntas rapidamente.


2- Ofereça um produto de alta qualidade

Seu produto ou serviço deve ser de alta qualidade e atender às necessidades do cliente.


Se esforce para fornecer um serviço fácil de usar, confiável e eficiente para manter seus clientes satisfeitos.


3- Personalize a experiência do cliente

Personalize a experiência do cliente com base em suas necessidades individuais e preferências. Isso pode incluir a oferta de recursos personalizados, como recomendações de conteúdo ou atendimento personalizado.


4- Comunique-se com seus clientes regularmente

Mantenha uma comunicação regular com seus clientes por meio de e-mails, mensagens ou outros meios de comunicação. Isso ajuda a manter os clientes atualizados sobre novos recursos ou atualizações e demonstra que a empresa valoriza sua relação com o cliente.


5- Ofereça um programa de fidelidade

Incentivar a fidelidade do cliente oferecendo um programa de fidelidade, como descontos ou recompensas por indicações de clientes.


6- Meça e melhore a retenção dos clientes

Meça regularmente sua taxa de churn e outras métricas de retenção de clientes e identifique áreas para melhorias contínuas.


Você pode também realizar pesquisas de satisfação do cliente para entender melhor as necessidades e preferências dos seus clientes.




Finalizando...


Desenvolver estratégias de retenção de clientes deve ser uma prioridade na sua empreas.


Livre-se das burocracias terceirizando o financeiro da sua empresa, para que todo o seu tempo e energia seja direcionado em ações que resultem em aumento de receitas para sua empresa.


Para crescer de forma sustentável e com custo viável é necessário garantir que seus clientes estejam engajados com seus produtos ou serviços continuamente.


Focando no cliente significa que você está priorizando o sucesso do seu cliente em vez do sucesso de vendas.


Utilize inteligência artificial para lhe ajudar a analisar os dados para prever e entender as necessidades dos clientes. Isso lhe ajudará a personalizar as experiências do seu cliente e melhorar a eficácia de suas estratégias de retenção.


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