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Foto do escritorEdval de Oliveira

Como uma análise de resultados me salvou de fechar minha empresa




Quando estamos falando de empresas, a análise de resultados é simplesmente indispensável para encontrar soluções e estratégias.


A análise de resultados ajudará você a entender como seu negócio está evoluindo e como se comportar em cada área e fase da organização.


É bem comum que para uma empresa, ganhar dinheiro é mais fácil do que poupar dinheiro. Contudo, é interessante destacar que o aumento dos lucros de uma empresa nem sempre está necessariamente relacionado em como vender mais.


Carlos Wizard disse que só alcançou a prosperidade financeira no dia que descobriu que o foco não deveria ser ganhar dinheiro, mas sim, poupar dinheiro.


Pensando nisso, quero te fazer 3 perguntas...


1- Você tem a visão correta do seu negócio?


2- Você tem as informações necessárias para fazer uma análise de resultados e entender os rumos do seu negócio?


3- Como você estrutura essas informações para acompanhamento no dia-a-dia?


Não precisa responder agora, apenas reflita e veja logo abaixo algumas dicas para você encontrar soluções e obter uma excelente análise de resultados em sua empresa.




Como calcular o resultado para analisar uma empresa


Para lhe ajudar a responder essas perguntas, é importante entender como calcular o resultado de uma empresa, afinal queremos com esse conteúdo lhe ajudar a aumentar os resultados do seu negócio.


O resultado pode ser igual a Lucro ou Prejuízo.


O cálculo funciona da seguinte forma:

Resultado = Receitas - (Custos + Despesas)


Se as receitas forem maiores que os custos e despesas, logo teremos um resultado positivo, que chamaremos de Lucro.


Entretanto, se o inverso ocorrer, ou seja, se os custos e despesas forem maiores que as receitas, teremos um resultado negativo, que chamaremos de Prejuízo.


Suponhamos, por exemplo, que seu negócio apurou no mês as seguintes informações:

  1. Receitas de serviços: R$ 50.000,00 (Receita)

  2. Marketing: R$ 12.000,00 (Despesa)

  3. Energia: R$ 2.000,00 (Despesa)

  4. Aluguel: R$ 3.500,00 (Despesa)

  5. Licenças de softwares: R$ 2.500,00 (Despesa)

  6. Telefone: R$ 300,00 (Despesa)

Logo, temos o seguinte:

  1. (+) Total das receitas: R$ 50.000,00

  2. (-) Total das despesas: R$ 20.300,00

  3. (=) Resultado (Lucro): R$ 29.700,00



Análise de resultados - Como organizar as informações


Naturalmente, no decorrer do mês, sua empresa terá diversas movimentações de receitas, custos e despesas.


Logo, para você fazer uma análise de resultados correta, é necessário organizar tais informações.

Inicialmente, recomendo você organizar 3 itens:

  1. Categorias

  2. Centros de Resultados

  3. Estrutura dos relatórios



Vejamos o porquê de cada uma delas a seguir:


Categorias

Relacione todas as categorias que serão necessárias para classificar os lançamentos das suas contas de pagamentos ou recebimentos.


As categorias servem para organizar e totalizar receitas, despesas, investimentos ou financiamentos, por tipo:


Exemplos de Categorias:

Categorias do grupo de “Receitas”

  1. + Receitas de Serviços

  2. + Receitas de Vendas

  3. + Receitas de Locações

Categorias do grupo de “Despesas operacionais”

  1. - Água e Luz

  2. - Aluguel e Condomínio

  3. - Despesas Financeiras

Com as categorias mapeadas, é hora de classificá-las como fixas ou variáveis.


Essa informação será necessária para você calcular a margem de contribuição.


Os Custos ou Despesas Fixas não variam de acordo com a receita.


Já os Custos ou Despesas Variáveis variam em função das receitas.


Exemplo:

  1. Telefone - Despesa Fixa

  2. Aluguel - Despesa Fixa

  3. Materiais/Insumos - Custo Variável


Centros de Resultados

Seu negócio tem mais de uma área geradora de receitas?


Se sim, faz sentido você definir um Centro de Resultado para cada área, para que você consiga ter a melhor análise de resultados de cada uma.


O conceito de centro de resultados é semelhante ao de centro de custos, mas com uma evolução do conceito, considerando que as empresas estão cada vez mais focadas na busca por resultados relevantes.


No geral, é uma forma de identificar o que cada área ou projeto produz dentro do todo.


Alguns exemplos de centros de resultados:


Para empresas com Matriz e Filiais

  1. Matriz

  2. Filial ES

  3. Filial SP

  4. Filial MG

Para empresas de engenharia, construção civil

  1. Obra BA

  2. Obra PE

  3. Obra ES


Estrutura dos relatórios


Definir desde o início a estrutura das informações para demonstrar o resultado, vai garantir que todas as configurações e entradas de dados, seja no excel ou no sistema de gestão financeira, ocorram de forma que lhe permita fazer uma análise dos resultados alcançados.


Na Brasker Digital, por exemplo, sua demonstração de resultado é estruturada de acordo com a visão que você desejar ter do negócio.


Ou seja, aquilo que não faz sentido para o negócio é eliminado para não ofuscar as informações e facilitar o acompanhamento no dia-a-dia.


Análise de Resultados


Com as informações organizadas é hora de analisar os resultados.


Esta análise deve ocorrer periodicamente, no máximo mensalmente, para que seja possível avaliar o que não está indo bem e corrigir os rumos enquanto é tempo.


Informações intempestivas não contribuem para tomadas de decisões assertivas.


Margem de Lucro Total


Comece avaliando o resultado total, ou seja, qual a margem de lucratividade do todo.


Você pode fazer essa conta da seguinte forma:


Uma boa forma de avaliar se a margem de lucro está adequada é calculando a rentabilidade do negócio.


Para isso, se pergunte: O valor do lucro apurado está representando um rendimento adequado em relação ao investimento que você fez no negócio?


Exemplo:

Suponhamos que você investiu neste negócio 1 milhão, logo, temos a seguinte rentabilidade:

  1. Rentabilidade = (Resultado / Valor Investido) x 100

  2. Rentabilidade = (15.000 / 1.000.000) x 100

  3. Rentabilidade = 1,5%

Observe que após calcularmos a rentabilidade, o lucro apurado já não parece mais ser tão considerável.

Isso por que com este valor de 1 milhão, podemos fazer investimentos com riscos menores para alcançarmos rentabilidade semelhante.


Margem de Lucro por Centro de Resultado


Após analisar o resultado global é importante avaliar o que é necessário fazer para maximizar o resultado.


Nesse sentido, é necessário fazer uma análise de resultados por área do negócio, ou seja, por Centros de Resultados.


Feito isso, na análise será possível identificar as áreas que estão com baixa lucratividade, para que você dedique esforços para melhorar os resultados deste setor.


Identificando as causas da baixa lucratividade


Essa informação detalhada é um excelente caminho para avaliar o que está ocorrendo para que um centro de resultado apresente prejuízo.


Esse é o momento de você gastar energia para identificar a causa e apresentar soluções.


Fazendo este esforço, é muito provável que você consiga mudar o quadro e consequentemente vai aumentar o resultado do seu negócio.


Às vezes, contudo, as causas da baixa lucratividade de uma área estão simplesmente relacionadas a mensuração incorreta, ou seja, os rateios podem estar sendo realizados incorretamente e consequentemente os resultados estão sendo comprometidos.


Aqui vale um alerta: muito cuidado para você não tomar decisões com base em informações incorretas.




Análise de resultados - Estabeleça ações para solucionar o problema


Por último, mas não menos importante, faça um pente fino nos gastos para identificar aqueles desnecessários para operação do negócio e mantenha somente aqueles essenciais para entrega com qualidade dos seus produtos ou serviços.


Reinvente-se constantemente, busque maneiras diferentes de fazer o mesmo e automatize todos processos.


Substitua softwares antigos por softwares mais modernos e inovadores.


Para exemplificar, empresas que recebem por pagamentos recorrentes, como por exemplo, serviços por assinatura, podem automatizar desde a emissão do boleto, nota fiscal, lançamentos no financeiro até a contabilidade.


Tudo, praticamente sem cliques e conferências.


Os clientes da Brasker Digital já desfrutam desses benefícios sem custos adicionais.


Seja determinado e comece a colocar em prática e se tiver dúvidas não deixe de chamar nos nossos canais de atendimento.


Estamos aqui para lhe ajudar a ter sucesso no seu negócio.


Desejo-lhe sucesso!




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